Mensagens

A mostrar mensagens de setembro, 2025

Quem és tu?

Imagem
Não és estúpido só porque fizeste uma estupidez.  Não és mentiroso se só mentiste uma vez.  Então para de te impor esses rótulos que só tu vês,  E aprende a perdoar, ou a ignorar, talvez.  Porque na vida nada é perfeito, nem mesmo tu.  E nisso, acredita, podes fiar-te em mim: Não vale a pena correr nem saltar como um canguru; Não ficas mais perto da perfeição assim.  Porque na vida não há vencidos, nem vencedores.  São só pessoas, com os seus problemas,  As suas fragilidades e as suas dores.  Por isso para de as tentar reduzir a esquemas, Acorda para a vida: seres humanos não são computadores! Usas a régua que a vida te deu  Para medir vidas alheias, Esqueces-te (ai que surpresa!) Que as vidas dos outros também estão cheias! Cheias de maus momentos, solidão e choradeiras; Risos e abraços, confiança e brincadeiras.  São daquelas vidas que valem a pena viver,  Repletas de momentos impossíveis de esquecer.  Planeias vezes sem...

O fim do verão

Imagem
Sei que o verão está a acabar. Mas onde foi parar o tempo de descansar? Os momentos para só existir, sem me preocupar. Os dias alegrados pelo simples calor do sol,  Os minutos que bastavam para a água ficar mole.  As manhãs entusiasmadas e cheias de alegria,  As noites descansadas depois da euforia.  O verão ainda não partiu, mas já deixa saudades.  Porque acabas verão? Frio, que mal que me fazes! 

O instante-chave

Imagem
Dizem que as pessoas não mudam, mas não sou o que era antes. Dizem que as pessoas só se revelam. Não pode mudar tudo em instantes? Não sei quem sou, nem o que faço. Só sei que preciso de um pouco de espaço Para pensar, para sonhar, para ser! Para observar o mundo com olhos de ver! Só que o mundo não para por mim: A Terra continua a girar impiedosamente. Tento correr atrás, mas não consigo, e no fim Acabo por tropeçar e cair precipitadamente. Não me levanto logo: aproveito para respirar. Sentir os aromas de que nunca consegui desfrutar. Dizem que, para ter sucesso, é preciso produzir. Eu digo: “Se ser produtiva é isto, mais vale ficar a dormir.”

Se te visse a caminhar na minha direção...

Imagem
Não te odeio, mas já te odiei: Parei de desperdiçar energia contigo. O meu ódio não te afeta, eu sei. E nem tens noção do que fizeste comigo. Confiava em ti, mais do que devia, Mesmo quando mostraste quem eras de verdade. Continuei a achar-te boa pessoa, Continuei a querer a tua amizade. Até que me pisoteaste.  Metaforicamente falando, claro! Mas, nas minhas costas, Dizias que sempre me adoraste. Não te odeio, mas já te odiei.  E, mesmo sabendo que não seria a melhor opção, Se te visse a caminhar na minha direção, Atravessava a rua.

Porque ela não faz nada

Imagem
Ela acorda todas as manhãs Para cometer erros e mais erros. Todas as suas conquistas são vãs, Porque ela não faz nada. As boas notas são irrelevantes; As histórias que conta, desinteressantes E nas discussões está sempre errada.  Porque ela não faz nada.  Queixam-se dos erros e dos acertos.  E se lhes perguntar, é ela quem está enganada: Querem que pense que só é criticada Porque ela não faz nada.  Mas no fundo ela sabe. Sabe que eles não mudariam de opinião, Mesmo que trabalhasse até de madrugada. Porque ela não faz nada. Mesmo assim ela é feliz e sorri. Pensa: "Fiz o melhor que consegui." Claro que gostava de ser valorizada, Mas, para eles, ela não faz nada. No fim do dia, ela não deixa de acreditar que é capaz: Sabe que as coisas que faz (ou não faz)  Não a tornariam malvada, Mesmo que não fizesse nada.