As MINHAS estratégias para apresentações orais
Boa tarde!
Ao longo dos anos, fiz várias apresentações orais. Na última apresentação de Português, a do 1º Período do 10º ano, a única melhoria que a professora recomendou foi falar mais devagar, que é um "problema" que vem desde a minha primeira apresentação oral. Digo "problema" porque eu estou tão habituada a ouvir-me a mim e à minha mãe a falar rápido que me é difícil considerar isso um problema. Pelo contrário: se ouço alguém falar muito devagar parece que se perdeu ou que está pouco à vontade no tema. 😅
No entanto, queria apenas compartilhar pequenas coisas que faço sempre e que me ajudam a gostar mais das minhas apresentações orais.
Não escrever um texto - Decorar um texto pode ser perigoso, podem facilmente perder-se por estarem demasiado nervosos. Em vez disso, podem escrever alguns tópicos e ir desenvolvendo em voz alta.
Treinar, treinar, treinar,... - Treinar muitas vezes as apresentações ajuda-nos a ganhar confiança e a reduzir o tempo que levamos a apresentar, que costuma ser um problema para mim.
Não apresentar um suporte feio - Não interessa se é PowerPoint, Canva ou Google Slides. Aquelas apresentações com fundo preto e 1346789 palavras por diapositivo não cativam ninguém. Podes usar templates já prontos, mas eu não gosto muito deles e costumo procurar a minha própria imagem de fundo.
Acalmar - Apesar de me enervar facilmente, isso não me atrapalha em testes e apresentações orais. Se os nervos te impedirem de dar o teu melhor nestes momentos de avaliação, tens de encontrar a melhor forma de lidar com eles. Algumas formas podem passar por segurar uma caneta na mão e evitar que trema, apresentar para uma única pessoa da sala, imaginar a audiência vestida com roupas ridículas ou até pensar que não vale a pena preocuparem-se, porque agora não há tempo para fazer mais nada a não ser dar o vosso melhor.
Não olhem para o(a) professor(a) durante a apresentação inteira - A interação com o público também é avaliada, então procurem olhar para várias pessoas ao longo da vossa apresentação, sem focar a atenção no fundo da sala ou no professor.
O mais importante é gostarem da vossa apresentação oral e sentirem-se confortáveis com ela. Essa familiaridade acabará por transparecer!
Boa sorte,
Maria.
Nem sequer disse para NÃO LEREM!!! Já deviam saber!!!
ResponderEliminarBoa sorte nas vossas apresentações! 🍀💭