Ai, que dilema! O que será das nossas metas para 2024?
Bom dia! (se alguém estiver efetivamente a ler isto de manhã)
Faltam apenas 4 dias para 2024 e é provável que já tenhas uma lista de metas para o novo ano, seja mental ou escrita, esteja completa ou incompleta.
Tenho de confessar que sempre fui péssima a definir metas no final do ano e raramente as conseguia atingir. Como tal, não me consideres uma pessoa qualificada para te aconselhar. Ainda assim, podes sempre confirmar se as tuas metas obedecem a estes critérios:
São específicas - Em vez de decidires "Ser mais saudável", decide o que vais fazer para alcançar este objetivo. Podem ser metas como "Fazer uma consulta com um psicólogo" ou "Comer mais fruta".
São mensuráveis - Se a tua meta for apenas "Ser mais ativo", será difícil para ti verificares se a estás a cumprir ou não. No entanto, a tua meta pode ser "Fazer 30 min de exercício físico 3 vezes por semana".
São alcançáveis - Não te serve de nada ter como meta "Ler 50 livros", se este ano só leste 5.
Para além disso, aconselho que pegues nas tuas metas e...
As dividas em mini-metas - pode ser uma meta diária, semanal, mensal,... Tudo depende do contexto. Imagina que queres começar a escrever um diário, mas nunca conseguiste manter um por mais do que uma semanas: em vez de quereres escrever todos os dias, talvez fosse preferível decidires escrever todas as semanas.
Não fiques demasiado frustrado se perceberes que uma determinada meta já não se adequa a ti! Todos mudamos de ideias e um ano é muito tempo! Só podes aceitar, continuar e não desistir das metas que ainda desejas alcançar!
Feliz Ano Novo!
Maria.
Como ninguém vai comentar, posso dizer que nem eu li este post de manhã. Foi publicado de manhã, porque estava agendado há uma semana. Alguém leu isto de manhã?
ResponderEliminar