Mensagens

A mostrar mensagens de dezembro, 2023

Feliz Ano Novo!

Imagem
 Acabou mais um ano. Este é mais um bom momento para relembrar todas as nossas conquistas e alguns dos nossos erros, que são também oportunidades de aprendizagem. De certeza que 2024 também estará cheio de desafios, momentos bons e momentos menos bons. Desejo a todos muita saúde, paz e respeito, para que possam ter a liberdade necessária para perseguirem os vossos sonhos e metas! imagem retirada do Canva

Ai, que dilema! O que será das nossas metas para 2024?

Imagem
 Bom dia! (se alguém estiver efetivamente a ler isto de manhã) Faltam apenas 4 dias para 2024 e é provável que já tenhas uma lista de metas para o novo ano, seja mental ou escrita, esteja completa ou incompleta. Tenho de confessar que sempre fui péssima a definir metas no final do ano e raramente as conseguia atingir. Como tal, não me consideres uma pessoa qualificada para te aconselhar. Ainda assim, podes sempre confirmar se as tuas metas obedecem a estes critérios:  São específicas  - Em vez de decidires "Ser mais saudável", decide o que vais fazer para alcançar este objetivo. Podem ser metas como "Fazer uma consulta com um psicólogo" ou "Comer mais fruta".  São mensuráveis  - Se a tua meta for apenas "Ser mais ativo", será difícil para ti verificares se a estás a cumprir ou não. No entanto, a tua meta pode ser "Fazer 30 min de exercício físico 3 vezes por semana".  São alcançáveis  - Não te serve de nada ter como meta "Ler 50...

Voltas e voltinhas

Imagem
Dizem que o mundo dá voltas de 360 graus.  O problema destas reviravoltas é que nos deixam em frente aos mesmos degraus.  Pois, como deves saber,  360 graus são uma volta completa.  Se deres uma volta, vais ver  que a vida está igualmente incompleta.  É por isso que dizem que a história é cíclica,  e os acontecimentos se repetem periodicamente.  A vida nunca foi nem nunca será idílica.  Tudo o que vivemos já foi vivido por alguém anteriormente.  Continuas a ser o dono da tua vida. Vive e experimenta o que quiseres,  mas sempre com a atenção devida  para com os teus deveres.  Sê quem sempre quiseste ser, não desistas dos teus objetivos.  Agarra a vida que queres viver  não deixes os teus sonhos ficarem cativos.

Socorro! Saíram as notas do 1º período!

Imagem
 Bom dia! É nesta altura do ano que saem os resultados do 1º período (nas escolas que funcionam por períodos). Estando no 10º ano de escolaridade, esta época ganha mais importância, apesar de os meus professores terem dito as propostas de notas durante a heteroavaliação. Estou em Ciências e Tecnologias, mas ainda não sei que curso quero seguir no futuro, portanto decidi ter uma meta de nota para cada disciplina. Tornei-as difíceis de alcançar, mas dentro daquilo que eu sei ter mais facilidade ou dificuldade. Tentei que a meta fosse sempre algo que eu conseguisse alcançar, mas não superar. No início do ano tinha como meta para Português, Filosofia e B.G. (biologia e geologia) um 17, só julgando a minha dificuldade/facilidade nas disciplinas, mas após o 1º teste subi estas metas para 18 (e alcancei todas!) Acho que já deu para perceber que não vou começar com aquela conversa de totó: "Ai o não-sei-quantos teve 16 e estava chateado! Eu ficava felicíssimo com um 16!" Isto é clar...

Como fazer uma rena natalícia com um rolo de papel higiénico

Imagem
Bom dia, alegria! Estamos já no final da contagem decrescente até ao Natal, mas ainda há tempo para completar as decorações da casa. E se pudermos reutilizar, melhor ainda! Então, vamos lá! O resultado final é bastante simples de seguir, mas vou deixar as indicações passo-a-passo, para quem preferir. Só vão precisar dos  seguintes materiais: - 1 rolo de papel higiénico - 2 olhos (podem desenhá-los em papel) - 1 pompom para o nariz (eu não tinha, por isso fiz o meu com lã) - algum cartão, para recortar os chifres - cola líquida Para fazer a rena, podem seguir a imagem, começando por: - Recortar os chifres no formato adequado (não precisa de ser muito complexo) - Colar os olhos e o nariz - Colar os chifres e a parte superior do rolo de papel (podem usar molas da roupa para fixar até que a cola seque) Espero que gostem desta ideia natalícia, Maria.

Pai Natal: uma opinião bem parcial

Imagem
"Olá a todos! Tal como diz o título do post, hoje vou dar a minha opinião sobre o Pai Natal. Como sabem, tenho 13 anos, mas acreditei no Pai Natal até aos 10 e foi mau para mim saber que me tinham mentido todo este tempo. Claro que há problemas bem maiores do este, mas eu não aconselho que as pessoas inventem demasiadas coisas, pois assim perdem a confiança dos outros.  Mas voltando ao Pai Natal, não me parece uma boa ideia mentir, mesmo que não totalmente. Quando era mais nova e perguntava aos meus pais se o Pai Natal existia, eles respondiam: "O Pai Natal existe, se nós acreditarmos". Para mim, isso é equivalente a mentir. Não percebo o porquê de algumas coisas serem vistas como mentiras e outras como "normais", mas talvez um dia chegue lá." Acabei por nunca postar este texto e agora já tenho 15 anos, mas a minha opinião continua a ser a mesma: NÃO DEITEM FORA A CONFIANÇA QUE OS VOSSOS FILHOS DEPOSITAM EM VOCÊS!!! Sei que muita gente discordará, mas rele...

Os meus pensamentos desordenados

Imagem
Desde sempre que os meus pensamentos foram desordenados Mas eu nunca me importei Pois sabia que os que me tentavam deixar triste estavam errados E agora? O que é que eu sei? Sei que não encaixo aqui e estou confusa Gostava de saber o porquê Quero acreditar que não a obtusa Mas então serei o quê? Não tenho as respostas a estas perguntas Fazem parte da lista de tudo o que ainda não sei Acima de tudo, quero acreditar, que um dia as saberei. Gostava de saber o que estou aqui a fazer: Quem sou? Para onde vou? Mas o que realmente me custa a crer É que algum dia deixarei de ser como sou. No fundo, eu sei que não gostaria, De me tornar alguém diferente Mas às vezes penso como seria Se fosse como toda a gente. Não digo que todos os outros são iguais, Até porque sei que mentiria, Mas encaixam no mundo, mesmo sendo individuais, Se pudesse ser como eles, será que aceitaria?

Ode à Educação Física

Imagem
Gosto de correr e de nadar. Mas só é preciso ser bom a jogar, Para uma boa nota alcançar. Ora isso já é um problema,  Pois voleibol, andebol e futebol,  Não são bem a minha cena.  Devia educar-nos para não sermos sedentários.  Em vez disso, fecha a porta a novos desportos E não me parece que vá abrir os armários.  Não me interpretem mal, outros desportos são lecionados.  Só que, ao contrário destes, são bem menos valorizados.  Não quero ser jogador(a) de andebol,  Mas tenho de aceitar o que vier no anzol.  No fim disto tudo, eu só queria saber: Por que razão só os desportos coletivos contam a valer? 

O que quer que aconteça

Imagem
Aconteça o que acontecer, Venha o que vier. Uma certeza vou sempre ter. Acredita quem quiser. Por mais que o Universo me vire as costas, Eu nunca estarei sozinha. Não aceito as condições que me forem impostas, Luto por uma causa minha.  Posso até perder a guerra,  Mas uma batalha ganharei. Posso não chegar ao topo da serra, Mas alguns passos caminharei.  Acredito em mim, E naquilo a que atendo. Não vou desistir assim Daquilo que defendo.  

O que me passa pela cabeça - I

Às vezes gostava que a vida fosse mais fácil, sem tantos mistérios, sem tantas lacunas por preencher, e especialmente, sem tanta gente a fechar os olhos para não ver. Sim, é verdade que às vezes o mundo se pode tornar demasiado exigente, mas não podemos desistir aqui, há sempre forma de melhorar (mas não melhora sem se tentar). Pede os teus desejos à meia-noite, mas não fiques sentada à espera que se realizem. Corre atrás deles, acredita que és capaz (porque és capaz) e não desistas. Se os desafios estão no teu caminho, é porque és capaz de os ultrapassar. Não desistas! Não baixes os braços! Não tenho muito mais a acrescentar, porque aqui a mensagem é bastante clara: “continua a tentar”. Aconteça o que acontecer, acredita em ti, acredita que venha o que vier, podes vencer! Deixa o teu testemunho, Maria.